topo.jpg

Dados Básicos

Dados Básicos


Os dados utilizados neste estudo consistem nas extensões de ocorrência (polígonos descrevendo as distribuições geográficas) de um total de 1213 espécies de vertebrados terrestres (138 mamíferos terrestres, 751 aves, 193 répteis da ordem Squamata e 131 anfíbios anuros), obtidas a partir da literatura. Deste total, 127 são endêmicas ao bioma. Em alguns casos, dados detalhados de ocorrência (coordenadas geográficas dos pontos de ocorrência das espécies) foram obtidos e utilizados para a definição de polígonos mínimos convexos e em procedimentos de modelagem de nicho, que representam as áreas potenciais de ocorrência das espécies.

A figura acima apresenta a rede que foi utilizada nesse estudo e que consiste de 181 células de 1º de latitude x 1° de longitude de resolução espacial que sobrepõe a maior parte da área contínua do bioma. A riqueza de espécies foi definida pelo número de espécies cujas distribuições se sobreponham a uma dada célula. A escolha de uma resolução em trabalhos de macroecologia e ecologia geográfica é, em geral, arbitrária, dependente dos objetivos do estudo e do balanço entre os erros de omissão e comissão. A resolução utilizada para esse estudo é inadequada para fins práticos de conservação (seleção de unidades de conservação), mas por outro lado a utilização de uma resolução muito fina geraria taxas de erros de comissão muito elevadas em função da falta de dados básicos sobre a distribuição das espécies no Cerrado.
Para cada uma das células foram obtidas variáveis climáticas e ambientais freqüentemente utilizadas em macroecologia com o objetivo de tentar avaliar os mecanismos ecológicos subjacentes à variação na riqueza ou diversidade beta. Foram escolhidas variáveis relacionadas a diferentes hipóteses desenvolvidas para explicar os gradientes de diversidade, incluindo o balanço “energia-água” (AET), a “energia ambiental”, avaliada pela evapotranspiracão potencial (PET) e pela temperatura media anual (TEMP), a “produtividade”, medida pelo Índice de Vegetação “Enhanced” (EVI, obtido aqui pelos valores médios dos anos 2004-2005), “variabilidade climática” (coeficiente de variação da temperatura, CVAR) e “heterogeneidade de habitats” (medida pela variação de elevação dentro da célula, ou TOPOG).
Dados de 23 variáveis sócio-econômicas foram obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (http://www.ibge.gov.br) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (http://www.ipea.gov.br), referentes principalmente ao censo agropecuário de 1995/1996 e ao censo demográfico de 2000. Essas variáveis foram utilizadas como indicadoras da intensidade de ocupação humana em escala regional, tendo sido obtidas originalmente para um total de 1054 municípios que se encontram dentro da região analisada. Valores médios ou somas, dependendo da variável, foram obtidos para cada uma das 181 células, que foram transformadas em logaritmos naturais para normalizar as distribuições e homogeneizar suas variâncias. Além disso, o nível de conhecimento da biodiversidade foi estimado pelo número de inventários realizados em cada uma das células da rede.
Os métodos de análise desses dados foram variados e, portanto, serão apresentados nas seções específicas. Em geral, as análises estatísticas foram realizadas no programa SAM 3.0 (Spatial Analysis in Macroecology, Rangel et al. 2006, disponível em http://www.ecoevol.ufg.br/sam). As análises de complementaridade/insubstituibilidade foram realizadas no programa SITES v. 1.0.

Voltar